Assessoria-Contabil-Qual-o-Custo-Real-do-Seu-Funcionario-2-1666887027

Assessoria Contábil | Qual o Custo Real do Seu Funcionário?

por | 31/10/2022

Entenda o Custo Real do Seu Funcionário Com a Assessoria Contábil do Nosso Escritório de Contabilidade em Serra

Gerir uma empresa realmente não sai barato e os gastos, muitas vezes, extrapolam os valores e são bem maiores do que os gestores imaginavam. Se você está começando um negócio, já te adiantamos uma coisa em relação aos recursos humanos da empresa: um funcionário pode sair mais caro do que você imagina.

Contratar seus colaboradores é fundamental para que a empresa funcione de fato e que, assim, cresça e se torne um sucesso. Contudo, como profissionais de assessoria contábil, é nosso dever te alertar sobre o custo de cada um deles.

É muito comum, também, que os gestores da organização não saibam como realizar o cálculo referente ao custo determinado de cada funcionário, por isso, é indispensável contar com os serviços de assessoria contábil do escritório de contabilidade em Serra.

Assim posto, contratar um funcionário custa mais do que apenas pagar seu salário, já que, além desse, também existem alguns encargos aos quais ele tem direito e que devem entrar para a conta, como é o caso das férias, do 13º salário, do FGTS, do vale transporte e demais benefícios que interessam à empresa pagar aos seus colaboradores.

Antes de seguirmos falando sobre esse cálculo, realizado pelo escritório de contabilidade em Serra, e sobre como uma assessoria contábil pode auxiliar os gestores nesse caso, iremos entrar na área dos recursos humanos e falar rapidamente sobre a oferta de benefícios à equipe.

Embora aqui eles sejam colocados como mais um gasto para entrar na conta, os benefícios podem trazer diversas vantagens à empresa, como proporcionar mais motivação à equipe, que, consequentemente, será mais produtiva e, até mesmo, aumentar a captação de talentos por parte da organização.

A dica é conversar com sua equipe de recursos humanos sobre quais benefícios são interessantes de serem ofertados aos funcionários. Mas, voltando à assessoria contábil, é fundamental para a saúde econômica da empresa que seus gestores saibam o custo de um funcionário.

Afinal, com tudo na ponta do lápis, é possível realizar um bom planejamento. Com o auxílio do escritório de contabilidade em Serra, em relação ao orçamento dedicado aos salários e bônus, bem como no que dirá respeito a futuras contratações, você  irá obter um planejamento mais que satisfatório.

Outro ponto exposto pela assessoria contábil como uma vantagem de saber o custo real de seu funcionário é a capacidade que a empresa ganha de mensurar se o valor que está sendo investido em determinado empregado ou na nova contratação é eficiente.

O importante é estar sempre em diálogo com uma equipe de assessoria contábil e, também, com o “pessoal” do recursos humanos de sua empresa, controlando a jornada dos trabalhadores e ouvindo seus feedbacks.

Mas, sobre o custo total de cada funcionário. Como realizar essa conta? Os profissionais de assessoria contábil da Acerte Company, escritório de contabilidade em Serra, te explicam!

Assessoria Contábil: Como Calcular o Custo de um Funcionário?

De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, em parceria com a Confederação Nacional das Indústrias, um funcionário pode custar para a empresa até 183% de seu salário bruto.

Para otimizar o processo de cálculo e evitar erros, a dica é contar com os serviços de assessoria contábil da Acerte Company, escritório de contabilidade em Serra!

Mas, de qualquer maneira, a conta, na realidade, varia conforme o regime tributário da empresa.

Sendo assim, iremos dividir esse tópico conforme cada regime tributário.

1. Simples Nacional

De acordo com a legislação, as empresas que estão enquadradas no Simples Nacional não pagam os tributos referentes ao INSS patronal, salário educação, seguro acidente do trabalho (SAT) e as contribuições ao SENAI, SESI, SEBRAE ou Incra. Além do salário, deve somar:

– Fração de férias: 11,11%;
– Fração de 13º salário: 8,33%;
– FGTS: 8%;
– Provisão de multa para rescisão: 4%;
– Previdenciário (férias, FGTS e Descanso Semanal Remunerado): 7,93%.

2. Lucro Real ou Presumido

Já no caso das empresas enquadradas no Lucro Real ou Presumido, o profissional de assessoria contábil que analisa a legislação determina que, além dos encargos citados acima, também deve-se somar as seguintes taxas:

– Contribuição patronal: 20% de INSS;
– Seguro de acidente de trabalho: de 1% a 3%;
– Salário educação: 2,5%;
– Previdenciário de 7,93%;
– Fração de 13º salário: 8,33%;
– SEBRAE, SENAI ou SESI: 3,3%;
– Férias: 11,11%, levando em conta um salário por ano somado de 1/3 de abono.

Além desses, também existem outros custos que podem ser somados ao pagamento do funcionário, como uniformes, refeição fornecida na empresa ou um vale-refeição, capacitação e treinamento, vale transporte, entre outros.

Repetindo, a melhor maneira de pagar um salário justo aos funcionários e evitar prejuízos à empresa é contar com um profissional de assessoria contábil.

Como a Assessoria Contábil da Acerte Company, Escritório de Contabilidade em Serra, Pode Te Ajudar Nessa?

A assessoria contábil serve como forma do escritório de contabilidade em Serra auxiliar a empresa no que diz respeito às questões financeiras de forma mais consistente e ativa.

O profissional de assessoria contábil se envolve diretamente na rotina da empresa, ajudando a gestão a lidar com as questões contábeis, de maneira simplificada e ágil.

Dessa forma, a equipe de assessoria contábil pode facilitar, por exemplo, o cálculo do custo dos funcionários, garantindo que a empresa não pague tributos desnecessários, nem perca dinheiro de outras maneiras.

Quer conhecer nossas soluções em assessoria contábil? Acesse nosso site ou entre em contato através do WhatsApp