Você Já Ouviu Falar em SPED? Conheça o Sistema Público de Escrituração Digital

Você Já Ouviu Falar em SPED? Conheça o Sistema Público de Escrituração Digital

por | 15/04/2023

 O que é SPED?

Existiu um tempo que os negócios não possuíam nota fiscal eletrônica, hoje tudo isso mudou. Dessa maneira, vamos falar sobre o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), vamos explicar sobre esse assunto e desvendar algumas dificuldades que as pessoas têm com temas relacionados à contabilidade.

O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), foi criado pelo governo federal para o recebimento de informações contábeis e fiscais das empresas. Uma plataforma para envio das obrigações para o FISCO. O SPED é composto por projetos distintos: Escrituração Contábil Digital (SPED Contábil), Escrituração Digital (SPED Fiscal) e a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). 

A Escrituração Fiscal Digital – EFD é um arquivo digital, que se constitui de um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outras informações de interesse dos Fiscos das unidades federadas e da Secretaria da Receita Federal do Brasil, bem como de registros de apuração de impostos referentes às operações e prestações praticadas pelo contribuinte.
Este arquivo deverá ser assinado digitalmente e transmitido, via Internet, ao ambiente Sped.

O Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) tem como objetivo proporcionar um melhor ambiente de negócios para o país e a redução do custo Brasil, deixando uma modernização dos processos de interação entre a administração pública e as empresas, em geral em todo o território nacional.

A contabilidade é importante para as empresas, é necessário se adequar para cumprir a legislação fiscal e contábil é fundamental saber o que é SPED, para garantir que tudo sairá da maneira correta. Desta forma, é essencial contar com um escritório contábil no ES, a Acerte Company é um local que garante os melhores serviços entre eles o de Escrituração Digital.

Esse texto tem como objetivo esclarecer e ajudar sobre o assunto de Escrituração Digital (SPED), e apresentar informações necessárias sobre o sistema. Na contabilidade é correto afirmar que a validade jurídica das informações é certificada por meio de um certificado digital. Ele serve como uma assinatura virtual da empresa e garante a segurança da transação feita na internet, garantindo que os dados não sejam manipulados ou falsificados.

Por meio deles é realizada uma integração entre as três esferas governamentais fiscalizatórias (federal, estadual e municipal).

Quais são os tipos de SPED?

Você Já Ouviu Falar em SPED? Conheça o Sistema Público de Escrituração Digital

Agora que você já sabe o que significa um pouco a Escrituração Digital (Sped), vamos ressaltar que existem uma variedade desse sistema. Vale destacar que, segundo o site da Receita Federal existem 13 módulos e separamos os principais.

SPED Fiscal

É o ambiente digital para o repasse das obrigações acessórias. O SPED Fiscal tem como principal função a escrituração fiscal informatizada, transmitindo todos os dados sobre as movimentações contábeis da empresa para o Fisco. 

Ele se aplica às empresas contribuintes do IPI e ICMS, menos aquelas alíquotas dispensadas, que variam de acordo com cada estado do país. A diferença é que, em vez de enviar os livros de entradas e saídas para a apuração desses impostos, é repassado à Escrituração Fiscal Digital (EFD).

Assim, são autenticadas e transmitidas todas as informações que constituem a escrituração fiscal da companhia. O serviço de Assessoria Fiscal do escritório contábil no ES pode ajudar sua empresa nesse processo!

NF-e (Nota fiscal eletrônica)

Essa versão é um exemplo importante da crescente virtualização dos processos pela Receita Federal, com o intuito de agilizar as entregas e facilitar a troca de informações. A NF-e é, basicamente, o modelo eletrônico da antiga nota fiscal.

A adesão às NF-es é um avanço importante, pois ajuda o gestor e consultor contábil a evitar multas e sanções diversas. Nem todas as companhias têm a obrigatoriedade de operar com esse arquivo digital, mas a adoção desse sistema tem sido recomendada por diversos especialistas da área fiscal.

Na nota fiscal eletrônica, deve ser registrada todas as movimentações mercantis do negócio. Elas vão servir como comprovação contábil das operações de compra, venda e transações comerciais diversas, além da confirmação de remessas simples.

Cada SEFAZ estadual disponibiliza um software gratuito para emitir as notas fiscais eletrônicas, mas ele não é tão completo como soluções digitais mais sofisticadas, fornecidas por empresas especializadas em contabilidade.

A versão gratuita não armazena, por exemplo, os dados próprios de produto, informações específicas de estoque e perfis dos clientes.

NFS-e (Nota fiscal de serviços eletrônica)

Já a NFS-e constitui o documento que formaliza efetivamente a prestação de serviços. Ainda, simplifica a troca de informações entre o empreendedor e a prefeitura do município. A Nota Fiscal de Serviço precisa ser emitida por todas as companhias que prestam serviços para pessoas jurídicas e físicas.

Além disso, ela aumenta o controle sobre a arrecadação do Imposto Sobre Serviço (ISS). Para emiti-la, é necessário obter um Certificado Digital para o CNPJ — exceto para os MEIs.

É importante notar que, enquanto a nota fiscal eletrônica registra as vendas dos produtos, as NFe-s comprovam a prestação de serviços.

eSocial

Ao reunir as informações contábeis em uma única instância, o eSocial simplifica o trabalho dos contadores e torna os processos empresariais mais transparentes.

EFD-Contribuições

Por fim, o EFD-Contribuições é o módulo do SPED cuja função é substituir o Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais (DACON) na escrituração fiscal da contribuição atrelada ao PIS/PASEP, Cofins e, ainda, o recolhimento previdenciário. Ele se aplica a pessoas jurídicas de direito privado na escrituração.

 Para que serve o SPED?

Você Já Ouviu Falar em SPED? Conheça o Sistema Público de Escrituração Digital

O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), foi criado para facilitar em um dos assuntos de contabilidade. Assim, com a chegada de tecnologias que permitem a modernização com esse sistema de transmissão de dados entre estabelecimentos e FISCO. Com isso, o SPED foi pensado justamente para facilitar o cumprimento das obrigações fiscais, motivando o repasse das informações por parte das empresas.

O SPED tem como objetivo facilitar o acesso por parte dos contribuintes às informações e exigências fiscais. Com isso, esse sistema é essencial para comprovar a situação regular da empresa com a escrituração digital. Tudo isso para comprovar a situação regular, visto que, o sistema torna-se muito útil, já que evita o uso de papel para efetuar a escrituração fiscal e contábil. Vale ressaltar que, com o avanço da tecnologia, os processos se tornaram a grande maioria online e com menos burocracia. Por isso, evitando os muitos papéis e agilizando para as empresas se tornarem corretas e dentro da lei.

A Acerte Company pode ajudar com o SPED!

Você Já Ouviu Falar em SPED? Conheça o Sistema Público de Escrituração Digital

A contabilidade se envolve em muitas ações para facilitar a legalização das empresas. Assim, com a escrituração digital o processo é feito de maneira correta e online. Vale lembrar que é preciso contar com pessoas confiáveis, por isso, a Acerte Company, escritório contábil no ES, pode auxiliar para manter tudo regularizado e da melhor maneira para sua marca. Além disso, evitar dores de cabeça com a legalização do estabelecimento. Entre em contato conosco!escrituração digital