1670328737Lucro-Presumido-Entenda-Como-Funciona,-Prós-e-Contras-(1)

Lucro Presumido: Entenda Como Funciona, Prós e Contras

por | 09/12/2022

Entenda o Que é Lucro Presumido de Uma Vez Por Todas Com Nosso Escritório de Contabilidade no ES

Antes mesmo de abrir uma empresa, é de extrema importância que os gestores entendam pelo menos o básico sobre os regimes tributários que existem atualmente aqui, no Brasil. O regime tributário é um assunto que costuma gerar dúvidas na hora de abrir um negócio.
Escolher o regime correto é fundamental para que uma empresa funcione de maneira adequada e sem prejuízos, ainda que lidar com impostos e regimes tributários seja uma tarefa complicada e muito burocrática.
Se você é um dos empreendedores que enfrentam certa dificuldade na hora de planejar seu regime de tributação, os prazos de pagamento, alíquotas, entre outros, contar com uma consultoria contábil pode ser o empurrão que você precisa.
A Acerte Company é um escritório de contabilidade no ES que, entre diversas outras soluções, oferece consultoria contábil para que, a partir dela, os empreendedores possam contar com um auxílio mais certeiro, focado tanto na redução de gastos e de impostos, quanto na otimização de diversos processos internos, inclusive os que não dizem respeito diretamente ao financeiro.
Mas, antes de falarmos sobre a consultoria contábil e outros serviços oferecidos pela Acerte Company, vamos te explicar tudo sobre o Lucro Presumido, como funciona e quais são as vantagens e desvantagens desse enquadramento quando comparado às outras opções.
O Lucro Presumido é o regime de tributação com mais empresas enquadradas no país, ficando atrás apenas do Simples Nacional. Isso acontece porque o Lucro Presumido simplifica o recolhimento do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL), os dois principais tributos federais que incidem sobre a parcela do montante considerada pela legislação como sendo o lucro da empresa.
A tabela do Lucro Presumido é um documento divulgado pelo governo que contém os percentuais de presunção de lucro para cada tipo de empresa, também chamados de alíquotas de presunção.
Ao optar pelo Lucro Presumido, o empreendedor paga os impostos tendo como base uma margem de lucro estimada pelo governo de acordo com o segmento de atuação de seu negócio, que pode variar entre 8% e 32% do faturamento da empresa. Dessa maneira, a aplicação dos percentuais tributários, bem como evitar problemas tributários com a Receita Federal tornam-se ações mais fáceis.
Vale ressaltar que, mesmo que o Lucro Presumido seja um regime abrangente e que possui menos restrições, ele não é adequado para todas as empresas, o que, em alguns casos, pode trazer grandes prejuízos. Por exemplo, algumas empresas são legalmente obrigadas a adotar o Lucro Real, não podendo optar pelo Lucro Presumido, sendo elas:
– Bancos, caixas econômicas, sociedades de crédito, financiamento e investimento, sociedades de crédito imobiliário, sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários, entre outras empresas do setor financeiro;
– Empresas com lucros e ganhos de capital vindos do exterior;
– Empresas que possuem benefícios fiscais e têm seus impostos reduzidos;
– Empresas que atuam no segmento de serviços de assessoria de crédito, seleção e riscos e compras de direitos creditórios (factoring);
– Seguradoras de créditos imobiliários, financeiros e do agronegócio.
Além disso, outra limitação apresentada pelo Lucro Presumido é que só podem fazer parte desse regime tributário as empresas que chegam a faturar até R$78 milhões ao longo do ano ou cerca de R$6,5 milhões ao mês.
Ainda, o INSS patronal é uma obrigatoriedade de todo empresário que opta pelo regime do Lucro Presumido. Além dos tributos que comentamos acima, também há um percentual de 20% que deverá ser calculado sobre a folha de pagamento da sua empresa.
Esse pagamento terá a finalidade de contribuir para a Seguridade Social, o que significa, contribuir uma quantia de imposto para assegurar que a população em geral tenha direito de garantir assistência social, previdência e saúde.
Esse não é o seu caso? Entre em contato com a Acerte Company e conheça nossa consultoria contábil! Nós podemos te ajudar a encontrar o regime tributário ideal para que seu negócio evolua e atinja resultados satisfatórios.

Consultoria Contábil: Prós e Contras do Lucro Presumido

Se você está interessado em aderir ao regime tributário do Lucro Presumido, conte com a consultoria contábil da Acerte Company para fazê-lo da maneira correta e confira, a seguir, os prós e contras desse programa de tributação.

Prós do Lucro Presumido

Com o Lucro Presumido, fazer o recolhimento tanto do IRPJ, quanto do CSLL fica bem mais simples, uma vez que, dessa maneira, não existe a necessidade de que a empresa faça uma apuração de seu lucro líquido, como acontece, por exemplo, no regime do Lucro Real.
Além disso, optando pelo Lucro Presumido, o gestor lida com um risco menor de cometer erros que poderiam resultar em multas, já que o pagamento dos impostos é mais preciso, ainda que seja necessário o recolhimento de cada imposto separadamente, com uma documentação própria para cada um deles.
Por exemplo, as empresas atuantes no Lucro Presumido, devem pagar alguns impostos além do IRPJ e do CSLL, que são recolhidos a cada trimestre, como o PIS, COFINS, ISS e ICMS, que são recolhidos mensalmente.
Outro ponto forte do Lucro Presumido é que as alíquotas para os impostos que incidem sobre o faturamento, como o PIS e Cofins, são menores. Sendo assim, se o lucro real da empresa for maior do que o percentual de lucro presumido e, consequentemente, cobrado pela Receita Federal, é possível economizar nos gastos com a tributação.

Contras do Lucro Presumido

Agora, nos casos em que a margem de lucro real da empresa é menor do que a margem de presunção para seu nicho de atuação, optar pelo Lucro Presumido deixa de ser vantajoso, até porque, dessa maneira, os impostos ficariam mais caros.
Esse regime de tributação pode não trazer vantagens para os prestadores de serviços, uma vez que 32% pode representar uma alíquota muito alta para a definição dos lucros da empresa.
Isso também acontece no caso de pequenas empresas, já que os impostos no Lucro Presumido não são unificados em uma única guia de recolhimento, como acontece no Simples Nacional, regime que possui alíquotas bem menores.
Em relação à burocracia do processo, o enquadramento que presume o lucro acaba sendo muito mais complicado. Visto que no caso do regime simplificado, há a exigência de apenas uma declaração anual que se refere a impostos e receita.
De toda forma, como dissemos no começo do artigo, existem algumas opções de regimes de tributação no Brasil e, de uma maneira ou de outra, algum deles será o ideal para que sua empresa cresça e não tenha prejuízos.
Para entender em qual regime tributário sua empresa melhor se encaixa, converse com nossa equipe de consultoria contábil!

Conheça a Consultoria Contábil da Acerte Company, Escritório de Contabilidade no ES

A Acerte Company é um Escritório de Contabilidade no ES que oferece diversas soluções contábeis para o seu negócio. Apresentamos recursos modernos e, ao mesmo tempo, simples e eficientes para a sua empresa. Nosso objetivo é entregar as informações para a contabilidade com facilidade e rapidez, bem como disponibilizar um serviço de qualidade efetuado por uma equipe competente e capacitada.
Para obter mais informações sobre lucro presumido, acesse o site de nosso escritório de contabilidade no ES e conheça todas as nossas soluções em consultoria contábil.
.