Saúde Financeira da Empresa: Como Fazer uma Boa Análise?
Você sabe como anda a saúde financeira da sua empresa? Manter a gestão da sua empresa em dia, seja ela de pequeno, médio ou grande porte não é uma tarefa fácil, porém é uma obrigação de qualquer bom gestor e empreendedor.
Evidentemente ocorrem mudanças no mercado financeiro, por isso contar com um Escritório de Contabilidade é uma maneira estratégica para organizar e ajustar as contas. Afinal, obter uma boa saúde financeira torna-se um desafio que requer preparação, pois, além dos fatores internos, existe um meio social no qual a empresa está inserida e a coloca suscetível a enfrentar alguns períodos de crise e situações que em alguns casos são previsíveis e em outros não.
Ou seja, para melhorar a saúde financeira da empresa é preciso avaliar alguns parâmetros e tomar cuidados necessários, como avaliar a situação de determinados indicadores como fluxo de caixa, receitas e despesas, além de realizar projeções com relação ao negócio, assim, caso ocorra alguma crise financeira, a sua empresa estará bem preparada e estruturada e consequentemente terá mais chances de lidar com os problemas que venham a ocorrer.
Mas como estruturar o seu negócio? Toda boa gestão, para manter a saúde financeira e as operações empresariais em dia, necessitam ter objetivos claros e alinhados para trazer mais segurança. Por isso, o objetivo da análise da saúde financeira da sua empresa, deve buscar estudar a fundo a real capacidade do negócio em gerar lucro, para que assim seja possível otimizar as projeções para corrigir os problemas e tomar decisões assertivas.
A ideia é entender a real capacidade da organização em gerar lucro. Isso permite saber se a companhia opera de forma positiva ou negativa. A partir disso, pode-se tomar decisões estratégicas que corrijam problemas ou que maximizem resultados.
Por essa razão, cada vez mais se faz necessário investir no autoconhecimento, pois é preciso saber avaliar e fazer uma boa análise da saúde financeira do seu empreendimento para identificar até que ponto ele está sendo rentável. Para monitorar a gestão da sua empresa, existem alguns indicadores que ajudam a diagnosticar o desempenho relacionado às finanças do negócio, e contribui, portanto, a evitar problemas como, por exemplo, um fluxo de caixa desproporcional, ou seja, torna-se importante analisar e manter a saúde financeira da empresa estável, pois a tomada de decisões será mais assertivas para o crescimento.
Mas como avaliar a saúde financeira da empresa? Entre tantos dados que devem ser analisados existem alguns indicadores que nunca devem ser deixados de lado, pois por meio deles é possível traçar um olhar mais abrangente sobre o empreendimento, além de conseguir alcançar um melhor êxito no mercado em que atua.
Confira a seguir neste preparado pela Acerte Company, alguns dos indicadores que se interligam para avaliar a saúde financeira de uma empresa de modo eficiente.
Dicas de como Avaliar a Situação Financeira da sua Empresa
Faturamento
Sim, você necessita acompanhar o faturamento da sua empresa, por mais lógico que pareça esse indicador muitas vezes não recebe o devido valor. É ele que determina e mostra o andamento dos negócios, ou seja, quanto está sendo comercializado e quanto de dinheiro que está entrando no caixa da empresa.
Além disso, este indicador também impacta a saúde financeira da empresa, pois realiza comparações sobre o cumprimento das metas traçadas para o período. Caso elas não estejam sendo alcançadas, é preciso estar preparado para realinhar as estratégias para com as metas estabelecidas para buscar nova clientela e retomar o faturamento desejado.
Lucratividade
A análise da lucratividade, realizada por um escritório de contabilidade, irá buscar demonstrar o quanto uma empresa é rentável ou não, pois independentemente do faturamento é o índice de lucratividade que mostrará se a saúde financeira da empresa está gerando lucro ou está em risco. Por isso, é preciso analisar a lucratividade quanto aos ganhos líquidos para identificar por meio dos resultados dessa análise, se de fato a gestão que está sendo realizada está sendo satisfatória.
Ou seja, analisar a lucratividade é um dos principais indicadores para avaliar a saúde financeira de uma empresa, afinal, não basta apenas obter a entrada de dinheiro, é necessário obter a geração de fluxo de caixa contínua para que todos os custos sejam pagos e, consequentemente, o lucro seja gerado.
Endividamento da Empresa
O endividamento é um cenário comum entre as empresas. Em algumas situações é preciso contar com recursos de terceiros, como empréstimos e financiamentos bancários, para conseguir desenvolver um capital de giro. Mas é muito importante buscar por esses recursos com muita cautela, pois, caso contrário, as dívidas da empresa podem sair do controle, por isso é necessário realizar a análise antes de optar por esta ação para identificar o impacto que esta decisão irá causar em seu negócio.
Segredo para Garantir uma Boa Saúde Financeira
Como mencionado acima, os indicadores servem para avaliar a saúde financeira de uma empresa e consequentemente são utilizados para garantir o sucesso do negócio. Por isso, para garantir uma boa gestão você deve ficar de olho neles e desenvolver um planejamento em conjunto com o escritório de contabilidade Acerte Company para manter as operações da sua empresa em dia e evitar problemas futuros.
Mas ainda existem algumas práticas cruciais para garantir uma boa saúde financeira, como elaborar um bom planejamento, criar um fundo de emergência, se aprofundar e investir em soluções rentáveis, entre outros fatores.
Como você pôde perceber, manter a saúde financeira de uma empresa não é uma tarefa simples. Caso você esteja começando agora e queria adotar uma gestão de sucesso, conte com o escritório de contabilidade, que atua com profissionais altamente qualificados e preparados para administrar as finanças do seu empreendimento. Entre em contato com a Acerte Company e saiba mais informações sobre como facilitar as finanças!
Leia Mais :
Certificado Digital | O que é e para que serve?
Incentivos fiscais do Governo do Espírito Santo
Contabilidade para a Área da Saúde: Por Que é Tão Importante?